Resumo Histórico:
A Obra Social Nossa Senhora das Graças originou-se de uma reunião de um grupo de senhoras pertencentes à Irmandade Nossa Senhora Auxiliadora, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, que se reunia na Capela do Colégio Salesiano em Vitória, Espírito Santo, Brasil.
Sem muitas possibilidades e em razão de dificuldades encontradas, buscaram o apoio dos irmãos da Sociedade São Vicente de Paulo e, em 06/02/1969, foi oficialmente fundado o Centro Social Nossa Senhora das Graças, hoje Obra Social Nossa Senhora das Graças, que passou a oferecer curso de corte e costura para as famílias carentes da região como alternativa para geração de renda e, posteriormente, curso de padeiro e marceneiro. A partir do ano de 2000, diante da nova realidade das comunidades do seu entorno, o crescente aumento do tráfico de drogas e da violência, colocando em situação de vulnerabilidade crianças e adolescentes, a OSNSG mudou o foco do seu projeto para esse público, contribuindo para uma educação cidadã através da informática, apoio à leitura e escrita, reforço escolar.
Mais tarde, com a mudança no objetivo da organização teve início um novo projeto intitulado na época de Educação e Ambiente. Em 2003, como resultado da avaliação das ações sócio-educativas, nasceu o Projeto Ponte tendo como alicerce os conhecimentos da Arte-Educação.
Atualmente a instituição atende semanalmente 50 crianças e adolescentes de faixa etária entre 06 a 14 anos, em situação de risco pessoal e social através dos Projeto: Ciranda dos Números, Alimentação Saudável e Cineclube Mirante.
Moradoras dos bairros Cruzamento, Romão, Forte São João, Ilha de Santa Maria e Jucutuquara.